Como perder um cliente em alguns minutos?
- Aline Dias
- 25 de jul. de 2025
- 2 min de leitura
Outro dia, recebi um e-mail marketing de uma escola da qual nunca havia consumido nenhum curso ou workshop. Mas a chamada me chamou atenção: uma jornada ao vivo e gratuita, com tema em UX, distribuída ao longo de alguns dias, com horário marcado. Como o tema me interessa bastante, não só me inscrevi como convidei mais cinco pessoas que também têm afinidade com o assunto.
No dia e horário marcado, me conectei, papel e caneta na mão, pronta para anotar. Pontualmente, eles estavam no ar. As boas-vindas vieram, o chat começou a interagir… e, de repente, um pitch de vendas começou e dominou o espaço.
O que eu pensei ser uma breve introdução à jornada acabou se revelando em mais de 45 minutos de venda, sem nenhum conteúdo relevante. Direcionaram para um grupo no Telegram, prometeram um conteúdo gravado e uma tarefa mas, até ali, eu não havia recebido absolutamente nada: nenhuma amostra da metodologia, da profundidade dos temas, da plataforma, da didática… nada. Mais de 45 minutos onde só falaram em bônus, descontos, inglês gratuito, e por aí vai.
Imediatamente entrei em contato via WhatsApp para relatar minha frustração. A conversa começou com um robô, passou por diversas interações com IA, até que finalmente um humano assumiu e começou a interagir, mas do nada parou de me responder e no dia seguinte surgiu dizendo que havia parado de responder porque o expediente tinha encerrado. E que lamentava minha insatisfação.
Sinceramente, dá pra esperar alguma coisa boa?
Mas a pergunta que fica é: como confiar em uma escola que promete ensinar sobre UX e falha justamente na experiência do usuário antes mesmo de eu virar aluna?
Não me incomoda o fato de a jornada em si ser uma estratégia de vendas. Eu compreendo. Mas se é uma degustação, deixe-me degustar. Venda começa pela experiência.
Para mim? Red flag total. ⛳

.png)


















Comentários